Praça Ramos de Azevedo n°206, 10 andar - São Paulo - SP 11 3335-3250

Como aprimorar sua gestão de vendas?

Como aprimorar sua gestão de vendas?

Gestão de Vendas: Como aprimorá-la e obter melhores resultados para a sua empresa

Devido às restrições impostas ao comércio e às mudanças nos hábitos dos consumidores, a pandemia de COVID-19 obrigou as empresas a modificarem as vendas em 2020.

Nesse cenário – marcado ainda por crise econômica e concorrência acirrada –, a gestão de vendas assume papel central, otimizando processos e ajudando as empresas a fazerem mais com menos recursos.

Neste artigo, abordaremos a importância desse processo para o desenvolvimento dos negócios e a oferta do melhor atendimento ao cliente. Continue lendo e saiba como sua empresa pode aprimorar a gestão de vendas e se destacar cada vez mais no mercado!

O que é Gestão de Vendas?

A gestão de vendas é um processo que engloba um conjunto de ações responsáveis por organizar e aprimorar o fluxo de vendas de um determinado negócio.

Através dos processos estabelecidos, a gestão de vendas visa proporcionar o melhor desenvolvimento dos sistemas da empresa, de modo que possam impactar seus resultados de forma positiva.

Quando bem coordenada, a gestão de vendas pode melhorar a experiência do cliente, viabilizando estratégias e ações para convertê-lo com maior rapidez. Isso porque a experiência que o cliente terá com a empresa influenciará diretamente as chances de que este volte a adquirir seus produtos, e gere também avaliações positivas dos seus serviços.

O que a Gestão de Vendas faz?

A gestão de vendas vai muito além do simples ato de vender. O processo inclui também atividades de pré e pós-venda, como prospecção e retenção de clientes, e algumas ações gerenciadas por outras áreas, como marketing, atendimento e suporte ao cliente.

Ao atuarem em conjunto com os representantes de vendas, os profissionais desses times ajudam a entender a dinâmica do funil de vendas e, principalmente, o comportamento dos clientes. Ou seja: a eficácia da gestão de vendas depende da integração entre os setores da empresa, que permite que informações estratégicas sejam compartilhadas e aplicadas ao longo de toda a jornada do cliente.

Sendo assim, é importante que os processos de gestão de vendas sejam claramente definidos para auxiliar os colaboradores em suas tarefas. Os times também devem receber o treinamento necessário para compreender a gestão de vendas e as diferentes funções dos envolvidos no processo.

Benefícios da Gestão de Vendas

Entre os principais benefícios que a gestão de vendas pode trazer ao seu negócio – além, é claro, do aumento de receitas e conversões de alto valor –, destacamos:

  • Monitoramento eficiente e facilitado das ações de vendas;
  • Compreensão aprofundada do desempenho de equipes e de cada vendedor;
  • Apoio à construção de um ambiente colaborativo, com compartilhamento de dados e informações estratégicas;
  • Aumento da produtividade;
  • Qualificação dos representantes de vendas com melhor entendimento de produtos e serviços oferecidos;
  • Melhora da experiência do cliente;
  • Identificação de gargalos e adaptação aos desafios do mercado.

Dicas para aprimorar sua gestão de vendas

Para que a gestão de vendas traga benefícios e bons resultados para a sua empresa, é necessário desenvolver processos adequados ao seu negócio.

Por isso, listamos dicas essenciais para você aprimorar a gestão de vendas, simplificar o trabalho da sua equipe e prosperar muito mais em 2021. Confira!

1 – Montar e treinar uma boa equipe de vendas é importante

Contar com colaboradores preparados é essencial para que a gestão de vendas seja bem-sucedida.

Por isso, com base nas características e necessidades do seu público, escolha profissionais com conhecimentos e experiência nos principais canais de vendas, ou em técnicas e modalidades específicas (help desk, cold calling, atendimento em campo, entre outros exemplos).

Treinar sua equipe também é fundamental para que os profissionais entendam sua função na estratégia geral de vendas e gerenciem suas tarefas com eficiência. Promova workshops, rodadas de feedback e o que for necessário para proporcionar ao time um ambiente propício para as vendas.

2 – Conheça a fundo seus produtos e serviços

Seu produto fornece alguns dos direcionais mais importantes da gestão de vendas. Portanto, é necessário que todas as equipes envolvidas o conheçam e entendam o valor do que sua empresa vende.

Quando os colaboradores detêm esse conhecimento, podem sair do script e criar mais oportunidades de venda, oferecendo soluções relevantes e personalizadas aos clientes. Também podem transmitir maior autoridade na hora de orientar o consumidor, aumentando as chances de conversão e promovendo o sucesso do cliente.

3 – Integre os times envolvidos no processo

Um dos principais desafios da gestão de vendas é promover a integração das áreas em diferentes frentes de trabalho. Sem essa conexão, torna-se mais difícil aliar as vendas a um suporte de qualidade ao cliente, ou elevar conversões a partir de estratégias de marketing eficazes.

Portanto, é preciso que sua empresa conte com ferramentas e processos que apoiem o aprimoramento contínuo da integração entre os times. Além de sprints e reuniões de follow-up interno, utilizar ferramentas colaborativas como o CRM ajuda a manter seus colaboradores na mesma página, atualizando e compartilhando informações de forma prática e de fácil compreensão.

4 – Defina objetivos e estratégias com clareza

Para ter êxito na gestão de vendas, sua empresa precisa estabelecer objetivos e estratégias claras, executáveis e que contemplem os diferentes setores envolvidos no processo de vendas.

Se for necessário, retome ou elabore sua matriz SWOT para entender as forças e fraquezas do seu negócio, e o que pode resultar em oportunidades ou empecilhos nas vendas. Dessa forma, você poderá monitorar resultados com base em parâmetros definidos, e realizar as adaptações mais relevantes para a sua empresa.

5 – Analise dados e métricas periodicamente

Gerar relatórios de vendas facilita o monitoramento dos processos criados pela sua empresa, apoiando decisões gerenciais que alinhem a sua estratégia ao público e ao mercado.

Além de identificar produtos e serviços mais rentáveis, os esforços de analytics indicam padrões de compra dos clientes, canais e abordagens mais eficazes e etapas do funil de vendas que merecem mais atenção, entre outros aspectos importantes de gestão estratégica.

Para otimizar esse procedimento, sua equipe pode implementar ferramentas como o CRM, que integram dados de diversas fontes e compõem uma visão 360º do cliente, acessível por diferentes equipes no dia a dia de trabalho.

Gerencie suas vendas com muito mais inteligência!

Entender a importância da gestão de vendas e como aprimorá-la é essencial para obter bons resultados com a sua empresa.